Como Cuidar da Sua Voz

como-cuidar-da-sua-vozNeste artigo vamos falar de como cuidar da sua voz, se você pratica ou trabalha com canto, sabe que cuidar da sua voz é  muito importante. Cantar é um ato que gera um certo desgasto e é muito comum que no final de longas sessões e gravações os cantores fiquem roucos ou até mesmo perderem momentaneamente a voz.

Por isso, separamos aqui algumas noções gerais e também algumas dicas que são muito importantes para que você cuide da sua voz e para evitar grandes desgastes físicos na hora de cantar. Temos certeza que depois desse artigo você vai saber como cuidar da sua voz e cantar muito melhor e também vai sentir diferenças na sua oratória.

A importância do preparo de voz

Uma boa forma de pensar a importância do preparo de voz é você pensar que o cantor é um tipo de atleta mas que, em vez de usar o seu corpo inteiro para cumprir uma tarefa, ele usa apenas as partes do corpo ligadas à voz. Se você já participou de longas sessões de canto sabe do que estou falando, o esforço pode ser comparado à correr uma corrida, participar de uma partida de futebol ou tarefas parecidas.

como-cuidar-da-sua-vozTodos sabemos que praticar exercícios sem se aquecer aumenta a chance de fraturas, acidentes e também diminuem o desempenho do atleta durante o jogo. Isso também ocorre na voz e é ainda mais importante com a voz porque as chances de problemas acontecerem são muito maior.

A maior parte dos problemas na voz são progressivos. Você canta por longos períodos e com forças diferentes, com o passar do tempo várias doenças podem estar se formando. Por isso é importante que você aqueça sua voz e também vá para um fonoaudiólogo com frequência para impedir qualquer tipo de dano irreversível nas suas cordas vocais.

Isso acontece porque cantar, parte dos músculos da  sua faringe e eles, como todos músculos, podem sofrer lesões. Uma lesão na faringe pode demorar dias, semanas e até meses para ser curada, sem contar que alguns danos podem modificar sua voz mesmo que só um pouco.

O aquecimento não é só feito para prevenir danos, ele também melhora muito o seu desempenho artístico. Preparar a sua voz é como afinar um instrumento do modo correto, é essencial para conseguir o som correto e ter uma sessão proveitosa.

Como cuidar da sua voz, quais exercícios fazer para aumentar a extensão vocal:

Como fazer um aquecimento básico de voz

É muito importante que você procure profissionais como professores de canto ou fonoaudiólogos eles vão te ajudar a como cuidar da sua voz e ajudar a preparar sua voz também na hora de fazer aquecimentos.

Além de conhecerem as técnicas corretas, um outro profissional te ajudando momentos antes de subir no palco ou antes de alguma apresentação importante, vai te garantir não só exercícios bem executados como também um apoio pessoal importante para o momento.

Acreditamos que todo bom aquecimento trabalha com duas áreas que são muito importantes para o canto: o aquecimento da respiração e também dos músculos relacionados com a voz.

  • Aqueça e prepare sua respiração. Para fazer isso, fique consciente da sua respiração. Inspire o ar com a boca, expandindo o seu pulmão e seu diafragma. Solte o ar em um longo expiro pela boca.
  • Faça isso por cerca de cinco minutos para preparar bastante os seus pulmões e treinar seu cérebro para respirar de forma mais eficiente. Depois repita o mesmo mas respirando pelo nariz.

 

  • Como fazer um preparo básico dos músculos do canto. Primeiro mexa sua língua dez vezes para a esquerda e logo em seguida para a direita, espere um pouco e repita pelo menos três vezes esse  exercício. Depois, deixe sua língua e lábios soltos e comece a praticar pequenas sílabas por cerca de dez minutos para se preparar.

 

Algumas dicas para manter uma boa saúde da voz

Existem diversos fatores que estão relacionados a manter uma boa saúde da voz mas vamos listar aqui alguns que são muito importantes. Selecionamos três “regras de ouro” que são as mais básicas para qualquer pessoa e não só pra artistas.

  • Em casos recorrentes, procure um fonoaudiólogo. Se você fica rouco todo tempo, sempre está com um pouco de pigarro, perde a voz com frequência e afins. Te aconselhamos que procure um fonoaudiólogo para garantir que você está com a saúde em dia. Problemas físicos relacionados à voz não são comuns e se forem recorrentes com certeza são o sintoma de algo.
  • Evite qualquer tipo de ação abrasiva ou danosa para a garganta. Beber água muito gelada, fumar, ficar no frio e ingerir álcool são só alguns exemplos de coisas que podem acabar danificando sua garganta e também a sua voz. Manter uma boa higiene bucal também é importante.
  • Não grite ou use sua voz por longos períodos. Não esqueça que as cordas vocais são músculos, isso significa que se forem usadas com muita força ou por longos períodos podem acabar danificando elas ou as cansando. Por isso tente conservar sua voz ao longo do dia.

Neste falamos de como cuidar da sua voz e demos algumas dicas básica para manter sua voz em dia, se você quer decolar na sua vida artística e não sabe por onde começar, eu quero te convidar a conhecer o curso de canto online “Os Pilares do Canto” este curso é fantástico e tem ajudado muitos artistas a alcançar seu SUCESSO.

Para Saber mais informações sobre o curso de canto online “Os Pilares do Canto” Acesse AQUI

Avaliação do Artigo
Data
Artigo
Cuidar da sua voz
Pontuação
51star1star1star1star1star